5 maneiras fáceis de livrar seus alimentos dos agrotóxicos 

Vocês também se surpreenderam com os dois posts anteriores (aqui e aqui) sobre os alimentos e os agrotóxicos? Vale a pena ler, pois são informações super valiosas sobre as frutas e legumes que possuem grandes quantidades de resíduos destes pesticidas que, sem querer, ingerimos diariamente junto com nossa alimentação.

poison

Desde que fiz estas pesquisas sobre agrotóxicos e orgânicos, eu tenho prestado muito mais atenção no que compro, no que como e no que ofereço à minha família. Pois é, a quantidade de agrotóxicos presente nos alimentos nos deixa com 2 alternativas: ou continuamos comendo veneno, ou encontramos maneiras de nos vermos livre dele.

Comprar orgânicos é uma das maneiras de tentar contornar o problema. Porém, nem sempre encontramos produtos orgânicos, e quando encontramos, pode ser mais caro do que o tamanho do nosso bolso. Confesso que não tem sido fácil nem barato comprar sempre orgânico. E como mencionado no post do morango, nem sempre o orgânico está livre de agrotóxicos, infelizmente.

Por isso, resolvi pesquisar se haveria alguma maneira de tentar eliminar os resíduos de agrotóxicos em casa. Encontrei muitas informações interessantes, que gostaria de dividir com vocês. São algumas maneiras fáceis de eliminar (ou ao menos minimizar) os resíduos de agrotóxicos nos vegetais. Vem comigo?

5 maneiras fáceis de livrar os alimentos de agrotóxicos:

 

wash apple

1. Lavar bem:

A lavagem das frutas e legumes ajuda a diminuir os resíduos de pesticidas, mas não os elimina totalmente. Pode-se utilizar uma escova de dentes para uma lavagem mais abrasiva. Não se deve utilizar sabão ou água sanitária pois muitos vegetais, por serem porosos, podem absorver estes produtos. E assim estaríamos adicionando ainda mais veneno ao alimento, ao invés de limpá-lo.

DICA: não lave os alimentos assim que chegar em casa do supermercado. Isso pode causar deterioração precoce e acúmulo de bactérias. Guarde da maneira que comprou e lave-os apenas antes de consumir.

 

descascar batata

2. Descascar:

Quando possível, deve-se descascar os alimentos antes de consumi-los, pois grande quantidade de agrotóxicos se acumula na casca. Porém nem todos os alimentos da lista dos ‘dirty dozen’ são ‘descascáveis’. Você pode fazer isso com a maçã, o pêssego, a nectarina, o pepino, o tomate, o pimentão e a batata.

 

lemons

3.Vinagre e limão

O vinagre e o limão são dois excelentes aliados na limpeza das frutas e legumes. Eles garantem a eliminação de todas as bactérias, assim como dos restos de agrotóxicos que podem estar presentes. 

Como fazer: misture o suco de 1 limão com duas colheres de sopa de vinagre branco e um copo de água. Mergulhe os vegetais e deixe de molho por 10 minutos.

DICA: se você está sem tempo, depois de lavar bem os alimentos como na dica 1, coloque a mistura de vinagre e limão num spray borrifador, agite bem e borrife os alimentos antes de consumi-los.

pamplemousse

4. Extrato de toranja (grapefruit) e bicarbonato de sódio

Para preparar este desinfetante, misture 20 gotas de extrato de toranja com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma xícara de vinagre e uma xícara de água. Mergulhe os vegetais e deixe de molho por 10 minutos antes de consumir.

DICA: o extrato de toranja pode ser substituído pelo suco de um limão.

iodo

5. Solução de tintura de iodo:

Pelo que pesquisei, esta parece ser a solução mais eficaz. Para fazer a solução, dilua 5ml de tintura de iodo a 2% em um litro de água. Mergulhe os legumes nesta solução e deixe agir por 1 hora, em local protegido da luz. Descarte a água e enxágue bem antes de consumir.

Olha este vídeo aqui do Dr Lair Ribeiro, que fala sobre a solucao de iodo (o áudio é meio ruim, mas vale muito a informação). 

Para quem mora em UK, achei aqui: http://www.amazon.com/J-CROWS®-Lugols-Solution-Iodine-2oz/dp/B001AEFM9Y

Espero que as informações acima possam ser de grande utilidade para vocês, como estão sendo para mim, para que possamos proporcionar mais saúde e qualidade de vida à nossa família.

Se você experimentar uma das dicas acima, deixe seu comentário aqui no post, quero saber!
Fontes:

http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2012/08/20/vinegar-as-non-toxic-cleaner.aspx

http://amelioretasante.com/comment-bien-nettoyer-vos-fruits-et-legumes-pour-retirer-tous-les-pesticides-et-bacteries/

https://m.youtube.com/watch?v=u7AYohS10wc

 

 

2 comentários sobre “5 maneiras fáceis de livrar seus alimentos dos agrotóxicos 

Deixe um comentário