Os 12 alimentos a consumir apenas se forem orgânicos

O post do morango, publicado nesta terça-feira, 14 de julho, teve uma boa repercussão. Eu acho isso ótimo, pois a informação contida nele é de extrema importância e deve ser compartilhada com todos. Se você ainda não leu, clique aqui para ler o post. Muita gente não sabia deste perigo!

Aproveitando o gancho, acho interessante compartilhar com vocês uma lista muito importante: os 12 alimentos que só devemos consumir se forem orgânicos. No final do post também coloquei a lista dos 15 alimentos que seriam seguros para consumir na versão não-orgânica.

Um estudo conduzido por Cynthia Curl, da Universidade de Washington, descobriu que pessoas que consumiam vegetais orgânicos com frequência apresentavam significativamente menos resíduos de inseticidas no seu organismo do que aquelas que afirmaram nunca ou raramente consumir orgânicos. E olha que o grupo que consumia alimentos orgânicos consumia até 70% mais vegetais ou frutas do que o grupo que não consumia orgânicos!

A Environmental Working Group (EWG), uma organização ambiental americana sem fins lucrativos, realizou um estudo com 48 frutas e legumes, em relação à quantidade de resíduo de agrotóxicos detectável nestes alimentos. A análise foi feita em mais de 34.000 amostras colhidas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e pela Food and Drug Administration. Os resultados serviram de base para a emissão da lista de alimentos chamada ‘dirty dozen’ (a dúzia suja) e ‘clean fifteen’ (os quinze limpos).

O mais assustador: foi constatado que os agrotóxicos permaneciam nas frutas e legumes mesmo depois de terem sido lavados ou mesmo descascados. Estes agrotóxicos, quando consumidos, podem causar problemas de saúde a longo prazo, como alterações neurológicas, endócrinas e até mesmo câncer. Vocês vão se surpreender com alguns nomes da lista de 2015, como eu me surpreendi.

Maçã

1. Maçã: 99% das maçãs tiveram resultado positivo no teste para resíduo de ao menos um agrotóxico.

pesseg

2. Pêssego: 98%  das amostras testaram positivo para resíduo de ao menos um agrotóxico.

nectarines

3. Nectarina: 97% das amostras testaram positivo para resíduo de ao menos um agrotóxico.

morango

4. Morango: Amostras de morango apresentaram 13 diferentes agrotóxicos por unidade.

Uva-2

5. Uva: Amostras de uva apresentaram 15 diferentes agrotóxicos por unidade.

Celery

6. Salsão

espinafre

7. Espinafre

Pimentao

8. Pimentão: Foram encontrados resíduos de 15 agrotóxicos diferentes em cada unidade de pimentão.

cucumber

9. Pepino

cherry tomato

10. Tomate cereja: Foram encontrados resíduos de 13 agrotóxicos diferentes em cada unidade de tomate cereja.

sugarsnaps

11. Ervilha Torta (sugar snaps): Resíduos de 13 agrotóxicos diferentes foram encontrados nas ervilhas tortas.

potatoes

12. Batata: A batata apresentou a maior quantidade de agrotóxico por quilo, dentre todos os vegetais analisados.

Ufa! Bastante coisa, né? E pensar que consumimos e oferecemos estes alimentos aos nossos filhos diariamente, sem desconfiar do perigo que estamos correndo.

Agora, vamos à uma noticia positiva. O mesmo órgão ambiental americano, EWG, publicou também no resultado da análise, a lista dos 15 alimentos nos quais foram encontrados poucos ou nenhum resíduo de agrotóxicos. Aqui estão:

Abacate, Milho verde, Abacaxi, Repolho, Ervilha congelada, Cebola, Aspargo, Manga, Mamão, Kiwi, Berinjela, Grapefruit (Toranja), Melão, Couve-Flor, Batata Doce.

Os abacates são os mais ‘limpos’ de agrotóxicos: apenas 1% apresentou resíduo detectável. 89% dos abacaxis, 82% dos kiwis, 80% dos mamões e 61% dos melões não apresentaram resíduos. Somente 5,5% das amostras dos ‘quinze limpos’ ou ‘clean fifteen’ apresentaram dois ou mais resíduos de agrotóxicos.

Pedi pro meu maridinho fazer uma tabela simpática com um resumo das listas. Olha que legal, você pode imprimir e colar na sua geladeira, como eu fiz, para sempre lembrar do que deve comprar orgânico ou não:

12 e 15

Eu poderia dizer aqui que no caso da lista dos ‘clean fifteen’, seria tranquilo consumir as versões não orgânicas. Mas não sei… Mesmo assim dá medo, não é? Por exemplo, 61% dos melões não apresentaram agrotóxicos. Mas, e se justamente o melão que eu comprar estiver classificado nos 39% que apresentam resíduo? Muito chato isso, além de custar mais caro, mas na dúvida, é melhor comprar orgânicos sempre que pudermos.

Após realizar as pesquisas para escrever este post e saber dos malefícios de consumir vegetais não orgânicos, fiz uma escolha particular. Nunca fui muito consumista, mas daqui pra frente, prefiro comprar ainda menos brinquedos e tralhas para meus filhos, usar um pouquinho mais aquela roupinha meio surrada. E com o dinheiro que não estarei gastando nisso, vou investir, sim, em orgânicos. Investir na saúde da minha família.

Fontes:

http://www.ewg.org/foodnews/summary.php

http://www.ewg.org/foodnews/list.php

http://food.ndtv.com/food-drinks/the-12-most-pesticide-contaminated-fruits-and-vegetables-of-2015-752555

 

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7 comentários sobre “Os 12 alimentos a consumir apenas se forem orgânicos

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