Morangos: A verdade que ninguém nunca contou a você!

Quem não gosta de morango levanta a mão! Ninguém, aposto!

Morango é uma fruta tão gostosa e tão versátil, vai bem com tudo, né? Minha filha ama, e eu também! Uma das frutas que sempre tem aqui em casa. Minha filha gosta de comer puro mesmo, no café da manhã ou no lanche da tarde. (Detalhe: ela só come se estiverem inteiros, e se tiverem sido lavados por ela mesma com suas minúsculas mãozinhas fofas que quero morder 😍).

Eu amo a combinação de morango com iogurte natural. Claro, também gosto com suspiro picado e chantilly, mas tenho tentado evitar, pois afinal, ainda tenho que perder uns bons quilos pós gravidez. Além disso, quero e preciso mudar meu paradigma de anos de que comida boa é comida ‘gorda’.

image

O morango é ótima fonte de vitaminas C e K, além de nos aportar fibras, acido fólico, manganês e potássio, além de antioxidantes, que combatem os radicais livres e o envelhecimento. A fruta tem sido usada por décadas medicinalmente por suas propriedades digestivas, para o branqueamento dental e para irritações de pele. 100g de morango possuem apenas 33 calorias, e só 0.3g de gordura. Beleza de fruta, não é mesmo?

Ebaaa podemos nos jogar então? Morango no almoço e no jantar? Cuidado! Aqui vai a parte mais importante do post, um alerta super importante que a maioria de nós não está consciente: os morangos comprados atualmente estão cheios, entupidos, transbordando de agrotóxicos. E, infelizmente, podem fazer mais mal do que bem para a nossa saúde. Inacreditável, né?

Historicamente, o sucesso da agricultura dependia da manutenção dos organismos vivos na terra. Estes organismos, como as minhocas, metabolizam os nutrientes e os convertem em humus, regenerando seu próprio habitat e mantendo o solo saudável. Na agricultura moderna, o solo perdeu seu papel original, apenas transferindo nutrientes sintéticos e pré metabolizados às plantas. Neste regime, qualquer organismo vivo transforma-se em uma ameaça devendo, portanto, ser eliminado.

As plantações de morango são particularmente sujeitas à pestes. Consequentemente, grandes quantidades de produtos químicos e agrotóxicos precisam ser usados para manter os níveis de produção e também o lucro dos produtores. A maioria dos morangos que encontramos no mercado possuem brometo de metilo, um produto químico muito tóxico usado para eliminar fungos, microorganismos e pestes das plantações no início do ciclo de plantio, efetivamente matando qualquer coisa viva que se encontre no solo onde estas plantas começam a crescer. Isso sem falar nos fertilizantes químicos que são colocados na plantação nos estágios intermediários do crescimento da fruta.

O brometo de metilo pode causar envenenamento, danos neurológicos e reprodutivos. Por isto, a agência de proteção ambiental do Estados Unidos, por exemplo, classifica-o como um composto de toxicidade categoria I, uma classificação reservada às substâncias mais mortais existentes. Na Europa, Uma pesquisa com morangos franceses e espanhóis constatou que 72% dos morangos analisados possuíam substâncias  potencialmente disruptivas ao sistema endócrino, particularmente prejudiciais para mulheres grávidas e crianças pequenas.

O site canadianliving.com publicou um artigo sobre os 12 produtos mais contaminados por agrotóxicos, e o morango está no topo da lista. O site ainda recomenda consumir morangos orgânicos, que são em teoria sem contaminação por agrotóxicos e pesticidas mas, no entanto, mais caros. Legal! Então se for orgânico, posso consumir sem medo? Infelizmente, descobri que não…

Mesmo sendo classificados e etiquetados como orgânicos, a maioria dos morangos possui resíduos do agrotóxico brometo de metilo. Como assim, não era orgânico? Siiiim, o morango em si não é tratado com fertilizantes, portanto pode ser considerado orgânico. Porém o famigerado brometo de metilo é usado para tratar o solo antes do plantio, e não a planta já em crescimento. Portanto, por mais que os fertilizantes tenham sido eliminados dos processos de crescimento intermediários da fruta, o solo ainda assim foi tratado, na grande maioria das vezes.

Ah, estou perdido então… Morangos nunca mais? Bolo de morango? Sorvete de morango? Bem, o único método existente hoje que garante produção sem o uso deste veneno no solo é o chamado plantio rotativo. O processo consiste em alternar plantações de morango com plantacoes de brócolis, um fungicida natural e que protege os morangos. Raro, porém.

Uma maneira de tentar minimizar o problema, caso você não consiga ficar sem morangos, apesar de não garantir a isenção de agrotóxicos de maneira alguma, é procurar a época de safra do morango no seu país e procurar consumir só neste período. Isto, aliás, deveria ser feito para qualquer hortifruti. No Brasil, por exemplo, a safra do morango acontece de agosto até início de dezembro. Na Inglaterra, a safra vai de maio a agosto.

A outra maneira de não ingerir veneno seria ter sua própria horta caseira e plantar seus morangos, como eu e meu irmão fazíamos quando éramos pequenos, na casa da minha avó no interior do Paraná. Os morangos não eram tão grandes, nem tão vermelhos, nem tão suculentos como os de hoje. Mas, podem ter certeza, eram muito mais saudáveis e com gostinho inesquecível de casa de vó.

Quem se anima a começar sua própria plantação de morangos no quintal de casa? 0/

image

Fontes:

http://www.britishsummerfruits.co.uk/html/news_may.

http://www.canadianliving.com/health/nutrition/12_foods_to_eat_only_if_theyre_organic.php

http://www.whatsonmyfood.org/food.jsp?food=ST

http://www.realfarmacy.com/dirty-little-secret-organic-strawberries-arent-really-organic/

http://bonnieplants.com/2012/04/store-bought-strawberries-versus-homegrown-strawberries/

http://www.env-health.org/news/latest-news/article/what-s-in-your-strawberries

Anúncios

12 comentários sobre “Morangos: A verdade que ninguém nunca contou a você!

  1. Olha. Muito interessante esta matéria … Apesar de nunca comprar morangos. Eu não sei se funciona com morangos, mas assisti uma palestra no YouTube que ensina a se livrar de vez dos agrotóxicos nas frutas e hortaliças, usando o iodo ( não me lembro a %), mas vou pesquisar e volto aqui pra contar. Ah e quando estive no Brasil a 1 mês atrás, meu médico confirmou a história do iodo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Legal, lembra-se que o tio Aguinaldo plantava lá em Porto União, no terreno vizinho do Manduca? Usa-se preparar a terra, cobrí-la com aquele plástico preto. Vai fazendo pequenos furos nele e plantando as mudas, uma em cada buraco. Evita que o mato sufoque as mudinhas e o morango que nasce e cresce, fica sempre limpo, sem contato com a terra.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Como esta sendo bom ler seu blog,cheio de coisas interessantes para nós mamães que sempre temos que tomar cuidado com os alimentos que damos para nossos filhos!!!! Morango aqui em ksa não compro mais! Mais vou começar minha horta e tenho certeza que os meninos vão adorar😘😘😘😘

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s