Os 4 alimentos benéficos para os dentes

Genteeeee, só eu que não sabia disso? Vocês sabiam que existem alimentos que podem ser saudáveis aos dentes e mesmo prevenir a erosão dentária? Recebi hoje uma newsletter do nosso consultório de dentista e veio um texto sobre este assunto. Achei tão interessante, tinha que dividir com vocês!

Se algum dentista ou profissional da área ler este post e quiser comentar, dar sua opinião, vou achar o máximo!

Abaixo menciono os 4 alimentos que, segundo eles, são alimentos que fazem bem aos dentes:

1. Queijo:

cheese

Esta informação foi a que mais me surpreendeu. Queijo ser bom pros dentes, gente? Nunca pensei!

Bom, segundo uma pesquisa da Academia Americana de Odontologia Geral, o queijo pode minimizar as cáries pois neutraliza o ácido da placa dentária. A pesquisa indica que, depois de comer queijo, o pH da boca aumenta, devido ao aumento do fluxo de saliva, e isto reduz o ácido na boca. Além disso, a proteína e caseína presentes no queijo podem ser outros fatores que contribuiriam para a diminuição da erosão do esmalte, enquanto o cálcio e o fósforo ajudariam a fortalecer os dentes.

2. Maçã:

apple

Neste caso, eu ate já sabia que maçã era bom para ‘limpar’ os dentes na falta de uma escova e um fio dental (risos)… Segundo a Epsom Dental, o ato de mastigar a maçã estimula a produção de saliva, alem de ajudar a minimizar a formação de cáries que ainda são superficiais nos dentes. Chegam até a chamar a maçã de ‘escova de dentes natural’, achei fofo!

3. Chá verde e chá preto:

cha

Olha só, outro que eu jamais imaginaria! Estudos conduzidos pela Academia Americana de Odontologia Geral sugerem que tomar chá, seja frio ou quente, pode evitar a erosão dentária. O estudo mostrou que, assim como a água, o chá não possui elementos corrosivos e, portanto, não faz mal aos dentes. Porém isso não se aplica se adicionarmos açúcar, limão ou leite ao chá.  Também não se aplica ao chá comprado pronto, devido aos seus aditivos.  O chá, principalmente o verde,  contém polifenol, que interage com a bactéria da placa e ‘sabota’ a proteína usada pelas bactérias, reduzindo assim o risco de erosão dentária.

4. Goma de mascar sem açúcar:

sugar-free-gum

Pesquisas mostram que a goma de mascar sem açúcar também pode reduzir o risco de erosão dentária. Novamente, o ato de mastigar aumenta o fluxo de saliva na boca, removendo os ácidos produzidos após se alimentar. Mascar chicletes 20 minutos depois de comer ajuda a neutralizar os ácidos através da saliva.

O site recomenda que os alimentos acima sejam consumidos juntamente com uma dieta saudável, uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista.

E então, o que acharam? Ficaram tão surpreendidos com o queijo e o chá como eu fiquei? Quero saber, escrevam nos comentários! Algum especialista que queira dar sua opinião?

Fonte:

http://epsomdental.co.uk/top-superfoods-for-your-teeth/

6 comentários sobre “Os 4 alimentos benéficos para os dentes

  1. Ola!
    Realmente é interessante q as pessoas comentem assuntos como esse porque sao de interesse e utilidade geral..
    é bem verdade (e sabido!) Que a maçã e a goma de mascar fazem bem (claro que a goma de mascar deve ser “sugar free”)..agora citar o cha verde/ preto e o queijo é interessante pq o queijo faz com que o ph da boca fique acimaxde 7, ou seja, basico..isso faz com que o calcio nao precise ser removido da estrutura dentaria para neutralizar o ph da boca. Em outras palavras, qdo ingerimos produtos que acidificam o ph da boca (como coca cola, por exemplo) o que acontece é que ocalcio que esta na estrutura do dente comeca a ser retirado do dente para ir p a saliva para neutralizar o ph da boca..com isso acontece uma desmineralizacao e, consequentemente, erosao dentaria e/ou desenvolvimento de carie. Por isso que é muito importante cuidarmos o q ingerimos e, preferencialmente e sempre que possivel, escovar os dentes. Vale ressaltar que a escovacao deve ser feita de maneira apropriada e com tecnica correta que inclui massagear as gengivas, escovar a lingua e limpar as 5 faces dos dentes com escova e fio dental principalmente a oclusal (aquela que usamos para mastigar) pois é a face do dente nais propicia ao desenvolvimento de caries.
    enfim, sempre é bom cuidar da saude bucal pois a saude comeca pela boca!

    Curtir

Deixe um comentário